Importantes aliados
16 de outubro de 2015
Lorena Guimarães Borges Francelin (1 article)
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhar

Importantes aliados

Polivitamínicos

 

O corpo humano necessita de várias vitaminas e minerais diariamente para manter-se vivo, saudável e funcionando

 

Hoje, os polivitamínicos se tornaram essenciais para a vida do ser humano, pois com a correria do dia dia nem sempre nos alimentamos de forma adequada. Com isso, deixamos de ingerir os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os polivitamínicos se apresentam na forma de cápsulas, comprimidos, líquidos ou até mesmo em pó (como shakes, sucos ou leites) e possuem todas as vitaminas e minerais essenciais de A a Z na dose adequada para uso diário, podendo ser industrializado ou mesmo manipulado.

Tudo aquilo que não obtemos na comida, nas frutas e verduras pode ser facilmente compensado por esse tipo de suplemento, que ajuda a manter os níveis nutricionais nos padrões. Um grupo para o qual sempre recomendamos o uso de polivitamínicos são os esportistas, ou seja, pessoas que praticam atividade físicas regularmente, pois eles gastam muitos nutrientes e assim seu organismo precisa ser recarregado. Damos grande destaque a este grupo que, com seus treinos regulares e intensos exercícios pode aumentar a necessidade de micronutrientes devido à maior produção de radicais livres e perdas corpóreas.

Com frequência, alguns corredores treinam e fazem um descanso inadequado, ingerem poucas calorias e são expostos a altas temperaturas; assim acabam comprometendo o sistema imunológico e expondo o corpo a lesões e infecções recorrentes, além de sofrer com a desidratação. Recomenda-se que apenas praticantes de atividades físicas intensas, atletas e indivíduos com ingestão alimentar restrita ou inadequada, façam uso de polivitamínicos. Os suplementos devem ser ingeridos na hora de deitar, longe das refeições, para evitar interações negativas entre vitaminas e minerais. E para atletas profissionais, a indicação é que, além do polivitamínico completo (vitaminas e minerais), tomem VIT C (500 mg) e VIT E (400 UI) para o efeito antioxidante, que melhora muito o sistema imunológico.

E sempre devemos ficar alertas para o uso indiscriminado de polivitamínicos. Em caso de alta dosagem, o que mais acontece, parte das vitaminas e minerais ingeridos em excesso é automaticamente eliminada pela urina, não causando qualquer efeito prejudicial. Então, o mais adequado é consultar um médico ou mesmo nutricionista que possa indicar e supervisionar a dose exata do seu polivitamínico.

 

Lorena Guimarães Borges Francelin

Lorena Guimarães Borges Francelin

Lorena Guimarães Borges Francelin é farmacêutica bioquímica, especialista em Manipulação Magistral, Cosméticos e Homeopatia.

Comentários

Ainda sem comentários Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *