Na fita do slackline
17 de outubro de 2015
Triangulo Esporte (4 artigos)
1 comentário
Compartilhar

Na fita do slackline

 

O slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de trinta cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, mas rapidamente conquistou adeptos de todas as categorias de esporte. No Triângulo, o esporte ganha forte destaque.

 

O slackline iniciou-se em meados dos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, Estados Unidos. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam suas fitas de escalada, por meio de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

O trickline é a modalidade mais praticada do slackline. Geralmente praticado a partir de sessenta cm de altura, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

Já o longline é a prática do slackline em fitas com comprimento a partir de vinte metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita, mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.

Outra modalidade é o highline, praticado em alturas superiores a cinco metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessária a utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.

Já o waterline consiste na prática do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias, esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão indesejadas.

O slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como seus maiores benefícios.

O slackline é indicado para todas as idades. Pode ser praticado por quaisquer pessoas com idade entre cinco e oitenta anos.

Triangulo Esporte

Triangulo Esporte

A revista TRIANGULO ESPORTE marca o início de uma nova marca, um novo conceito. Vivemos hoje uma visível conscientização por parte da grande maioria sobre a necessidade de cuidar do corpo e a importância de uma atividade física.

Artigos relacionados

Ainda não há artigos disponíveis.

Comentários

  1. Lucao
    Lucao outubro 19, 00:49
    Muito bem ta de parabéns Fabrício bela matéria show tamos juntos! sucesso na revista !!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *