Conheça Jonathan Castro uma jovem promessa do triathlon
19 de maio de 2016
Triangulo Esporte (4 artigos)
3 comments
Compartilhar

Conheça Jonathan Castro uma jovem promessa do triathlon

Jonathan Castro começou a praticar natação aos onze anos de idade, porque tinha uma situação de sobrepeso, hoje é uma das grandes promessas do Triathlon representando o Triângulo Mineiro no cenário nacional.

“Faça o que você gosta, busque seu melhor, mas faça por você, entregue-se, tenha disciplina e foco, que você alcançará seus objetivos.”

jonathan-castro-2Jonathan afirma: “Eu era bem gordinho e tinha alguns problemas de saúde, então por recomendação médica, comecei a nadar e foi ali o primeiro contato com o esporte.” Ao participar de uma corrida em Araxá, acabou se destacando entre os participantes de sua faixa etária e despertou a atenção de Antônio Gregório Jr., que enxergou em Jonathan potencial necessário para um triatleta. Jonathan, que já era apaixonado por atividade física, topou o desafio de um novo esporte. Seus maiores incentivadores foram seus pais e seu treinador, que o incentivaram e incentivam até hoje.

“Além da minha família que me apoia sempre, agradeço ao meu treinador, que considero meu pai no esporte, um pai na vida. Uma pessoa realmente extraordinária.”

jonathan-castro-3No começo de seu treinamento surgiu uma grande dificuldade, que era a falta de equipamentos e materiais, assim como o financeiro, pois equipamentos como tênis, sapatilha e bike e tudo que se diz respeito ao triátlon é geralmente muito caro. Passadas as dificuldades iniciais, os treinos rendiam muito e a evolução era notável. No dia 6 de outubro de 2013, disputou sua primeira prova. Daí para frente o esporte como competição passou a fazer parte ainda mais de sua rotina. Dentre as provas que mais marcaram sua vida, Jonathan lembra dos lugares que conheceu e das provas que disputou: “Foi minha primeira prova olímpica na USP, em São Paulo, lembro sempre dela. Ao sair da água, cortei meu pé. Ali começou meu pesadelo. Tudo de ruim veio à minha cabeça, achava que não ia fazer uma prova boa. Doía muito, mas dobrei o dedo e continuei pedalando, isso abala muito o psicológico; continuei forçando ao máximo, mas a partir do momento que consegui bloquear a dor, minha prova foi outra. Alcançava cada vez mais pessoas, e quando terminei a bike e passei para a corrida, pude visualizar os primeiros colocados. Aquilo para mim foi especial, nem lembrava mais do dedo. Terminei a prova em primeiro lugar. Nunca vou esquecer daquele dia.”

“Nunca alcançaremos a perfeição, mas sempre procuro o meu melhor; então essa busca de estar me descobrindo, encontrando minha melhor performance, é o que me faz continuar!”

jonathan-castro-4Jonathan mantém seus treinos com acompanhamento profissional, e hoje conquista vários resultados que fazem dele uma promessa no triátlon. Quando indagado sobre suas metas e planos futuros ele responde: “Principalmente buscar o meu melhor, o meu limite, descobrir até onde posso chegar. Pretendo representar o Brasil em um mundial de triátlon, e quem sabe um dia, participar das Olímpiadas; é para isso que treino todos os dias, quero o meu melhor, sempre!” Além da rotina puxada de treinos, Jonathan ainda concilia esportes e estudos.

““Deus me deu anjos, anjos de sangue e anjos de vida. Quando vejo o que as pessoas fazem por mim, o quanto me apoiam, isso é a maior motivação que pode existir.”

Segundo Jonatham, o apoio é essencial: “Se não fosse a ajuda de várias pessoas, não estaria aqui; mas em especial, queria agradecer meu treinador, Fabinho, e a Fundação Rio Branco; a Viação Andrade que em meu acidente me ajudou bastante; Kamilla, minha nutricionista; Ítalo Guerreiro, que me ajudou não só com material, mas também com apoio moral, e as pessoas desconhecidas que apoiam e acreditam em mim por paixão ao esporte.”

 

Triangulo Esporte

Triangulo Esporte

A revista TRIANGULO ESPORTE marca o início de uma nova marca, um novo conceito. Vivemos hoje uma visível conscientização por parte da grande maioria sobre a necessidade de cuidar do corpo e a importância de uma atividade física.

Comentários

  1. maico doglas dos santos
    maico doglas dos santos maio 21, 22:03
    Parabéns Jonathan pelo seu esforço siga em frente
  2. maico doglas dos santos
    maico doglas dos santos maio 21, 22:05
    Parabéns Jonathan pelo seu esforço siga em frente ?? sempre confie em Deus
  3. Daniel Alencar
    Daniel Alencar dezembro 10, 09:59
    Parabéns Jonathan por toda sua dedicação e disciplina, mais o que mais me desperta e me deixa admirado por você é sua crença em Deus, uma fé atuante, vai na fé garoto.

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *