
Quatro rodinhas, mais de 200 manobras, associadas a uma grande técnica e estilo. A modalidade de patinação Slalom está ganhando cada vez mais adeptos e tem se tornado a nova aposta de quem busca uma ferramenta para exercitar o corpo e aliviar o estresse do dia-a-dia.
A cidade de Araxá-MG recebeu o 1º Encontro de Patinação, realizado no Barreiro entre os dias 11 e 12 de junho de 2016. O evento foi uma produção do grupo Patinação Slalom Minas Gerais, o PSMG. E contou com a presença de membros dos grupos UdiRollers, Uberaba In Line, Patins de Rua – Ribeirão Preto, BH Roller, In Line Club Patos de Minas e Patinação Araxá. Além da presença do atleta de patinação Rodrigo Morgado que ministrou um workshop sobre a modalidade.
O projeto PSMG começou em 2009 na cidade de Araxá. Inicialmente apenas com treinos para poucos amigos. Hoje conta com cerca de 60 participantes. O grupo promove encontros semanais, abertos a todos que se interessem pelo esporte. O intuito é promover a pratica do Slalom e dar oportunidade para novos praticantes conhecerem a modalidade.
O policial militar Carlos Gutemberg Lima, 37 anos é um dos idealizadores do projeto. A paixão pelas rodinhas começou ainda na sua infância. E foi em um reencontro com um antigo amigo de patinação que lhe fez despertar o interesse de voltar a patinar. “Em quase 30 anos no esporte, fiz amigos, conheci lugares, aprendi muitas lições. Hoje me dedico a compartilhar essa paixão com quem queira, pois toda minha vida está relacionada à patinação”, conta.
Nos treinos a modalidade executada é a Slalom, que consiste nas manobras em volta de cones que desafiam o limite do próprio corpo. O Gerente de produção Pedro Augusto de Souza começou a andar há cerca de cinco meses e relata que no início tinha muito receio e medo de cair, mas hoje já consegue dominar os patins e fazer diversas manobras. “O esporte passou a ser uma espécie de terapia pra mim. Quando estou patinando me desligo de tudo ao meu redor e me sinto muito bem” explica.