Haras Graal
16 de outubro de 2015
Juliana Mohallem (1 article)
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhar

Haras Graal

Hipismo Clássico

 

Em meio a diversos esportes equestres, o hipismo clássico cresce e ganha cada vez mais destaque no Triângulo

 

Dentro do hipismo clássico, a modalidade mais conhecida é o salto clássico, mas também há o CCE (Concurso Completo de Equitação) e o adestramento. O fato de homens e mulheres competirem de igual para igual torna o hipismo ainda mais interessante. Em Uberlândia (MG), o Haras Graal se dedica exclusivamente à prática do CCE, salto clássico e o adestramento, já que estes dois últimos fazem parte do primeiro. Assim, o CCE é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre, sendo disputado pelo mesmo conjunto (cavaleiro e cavalo), o qual compete em três diferentes disciplinas distintas entre si, num curto espaço de tempo, exigindo preparo técnico e físico.

A primeira prova do CCE a ser cumprida é o adestramento, em que o conjunto precisa efetuar determinados movimentos ao passo, trote e galope, de diferentes graus de dificuldade, mostrando entrosamento e equilíbrio. Na sequência ou no segundo dia acontece o cross-country, uma prova realizada num percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, tais como buracos, troncos, obstáculos com água. A terceira e última prova do CCE é o salto, prova em que o conjunto precisa transpor obstáculos móveis em pista, mostrando controle e precisão. No último Pan-Americano disputado no Canadá, o time brasileiro de CCE garantiu medalha de prata, sendo o melhor resultado equestre do Brasil nestes últimos jogos.

Assim como o CCE, o salto clássico e o adestramento também são praticados em Uberlândia, mais especificamente no Haras Graal, onde é fornecida toda a estrutura com baias, piquetes, pistas, manejo, além de cavalos próprios para a realização deste esporte. Há dois anos, o Haras Graal, que até então era um centro hípico exclusivo da família de Juliana Mohallem, começou a oferecer aulas de hipismo, pois algumas pessoas a procuraram para iniciar neste esporte. A partir de então, cada vez mais pessoas vêm se interessando e apaixonando por este esporte, que traz inúmeros benefícios físicos e mentais ao praticante, como fortalecimento, combate à ansiedade e auxilia na reabilitação de portadores de deficiências. Confira outros benefícios:

 

  • Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo;
  • A postura fica mais ereta, prevenindo problemas nas costas;
  • Dominar um animal tão grande e forte dá autoconfiança, ajudando a superar os desafios da vida;
  • A atividade desenvolve o equilíbrio;
  • Se forem feitas regularmente, as aulas combatem a ansiedade e a depressão;
  • Crianças e adolescentes hiperativos têm a oportunidade de descarregar a energia extra;
  • Contato com a natureza;
  • Gasta aproximadamente 300 calorias em 45 minutos de prática.

 

Além disso, o hipismo também ensina valores como disciplina, confiança, coragem, amizade e sociabilidade.

As aulas de hipismo clássico no Haras Graal são coordenadas pela instrutora Juliana Mohallem, que iniciou no esporte aos sete anos, quando então morava em Campinas (SP) e nunca mais parou.

Juliana está sempre se atualizando no esporte, compete (é campeã mineira de CCE) e faz clínicas tanto no Brasil quanto no exterior. A instrução do hipismo clássico parte do equilíbrio e adestramento, fundamentais no desenvolvimento do cavaleiro e indispensável à ótima performance no salto propriamente, ensinando o aluno a realizar e desenvolver o treinamento de seu cavalo, sempre com segurança e controle do animal.

O hipismo vem atraindo cada vez mais praticantes em Uberlândia; hoje, as aulas são ministradas para crianças de três anos a adultos com mais de cinquenta e cinco. Muitas famílias também fazem aulas, nas quais pais e filhos podem desfrutar dos benefícios deste esporte encantador. No final deste ano, o Haras Graal sediará uma prova de salto para seus alunos e convidados, e no próximo ano já será estabelecido um calendário de provas também em outras cidades.

 

Juliana Mohallem

Juliana Mohallem

“Vamos fazer o hipismo clássico desenvolver em nossa região, que já tem consagradas outras modalidades equestres.”

Artigos relacionados

Ainda não há artigos disponíveis.

Comentários

Ainda sem comentários Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *