Descansar é preciso
16 de outubro de 2015
Antônio Gregório (1 article)
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhar

Descansar é preciso

Hoje, vejo um aumento no volume de pessoas adeptas ao esporte, em especial a corrida e ciclismo. Excelente tendência 

Quando falamos em redução de treinamento ou descanso, estamos falando a mesma coisa, pois na atividade física para se atingir uma boa performance ou ter um bom resultado nos seus objetivos é preciso pensar em descanso

. O culto de um corpo bonito e bem condicionado faz com que as pessoas possam se sentir verdadeiros atletas. Há algum tempo quase não se via esse tipo de atitude ou preocupação. No máximo, se via um grupo de atletas de final de semana. Com a mídia e a globalização de informações na área esportiva pelo mundo, tudo mudou. Mas há uma grande preocupação com quem quer entrar na era da geração saúde só pensando em aumento de volume a cada dia nos seus treinamentos, sem acompanhamento.

Uma das preocupações é o grande número de corredores que vejo pela cidade, muita vezes, negligenciando o descanso, pois talvez desconheçam sua importância. Um dos sintomas, quando se treina muito e se esquece de dar ao seu corpo um período de descanso, é o declínio de resultado que leva até a lesões sérias. Exemplos disso são as pessoas que correm quatro quilômteros hoje e amanhã já querem correr dez. A adrenalina de querer mais é grande; e de superar os limites, ainda maior. Enganam-se as pessoas que pensam assim, pois as lesões podem acabar com toda essa boa intenção.

Gostaria de ressaltar aqui a importância do descanso na atividade física, seja em qualquer modalidade esportiva. O descanso entre os treinos ou ciclos podem chegar a vinte e quatro horas ou uma semana, dependendo do volume do treinamento e da resposta física de cada um. É difícil entender quando uma pessoa ou um atleta é contra o descanso, mas é necessário. Às vezes, quando se treina muito, acontecem as microlesões nos músculos. O corpo recupera e reconstrói os tecidos, tornando-os mais fortes e preparados para novos treinos por intermédio do descanso.

O descanso ativo é uma boa saída para os apaixonados por atividade física. Os corredores, na fase de descanso, podem optar por uma caminhada, fazendo com que o corpo possa conduzir com mais rapidez o acúmulo de toxinas, podendo também nadar ou andar de bicicleta. Muitas vezes alguns atletas se perdem em seus treinamentos. Não conseguem evolução nos seus treinos e objetivos. Uma sugestão é praticar natação paralelamente à prática da corrida, pois ajuda, e muito, na sua resistência cardiorrespiratória e cardiovascular, diminuindo o alto impacto que a corrida traz. O corpo fala. Se você passa dos limites, poderá sentir dores articulares e cansaço constantes, fraqueza e até dificuldades para dormir. O melhor a fazer, para iniciantes, é treinar três vezes por semana, alternando descanso acompanhado de um profissional de educação física, passando pelo seu médico. Seguindo as orientações e obedecendo aos seus limites, você vai ter sucesso com seus objetivos e suas metas.

Muitas vezes alguns atletas se perdem em seus treinamentos. Não conseguem evolução nos treinos e objetivos. Em determinados tipos de treinamento o descanso pode durar um período de quarenta e oito a setenta e duas horas, dependendo das exigências a que seu corpo se submeterá.

Faça bons treinos e tenha sempre uma vida saudável. E lembre-se que mais vale meia hora por dia do que três horas no sábado.

Antônio Gregório

Antônio Gregório

Antônio Gregório é educador físico, proprietário da Gregório Assessoria Esportiva e atua como personal trainer.

Comentários

Ainda sem comentários Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *