Nunca desista
16 de outubro de 2015
Roberto Lopes Diniz (1 article)
4 comments
Compartilhar

Nunca desista

Em entrevista especial à revista Triângulo Esporte, Roberto Lopes Diniz revela como a corrida e os esportes salvaram sua vida

“Tenho sessenta e um anos de idade e corro desde os treze. Iniciei correndo em competições escolares. Basicamente corria provas de cinco quilômetros. Mas foi em 1973 que dei minha arrancada em corridas de longas distâncias, estava no exército e fui direto para o grupo de atletismo militar. Participei de olimpíadas do exército, campeonatos das forças armadas e de inúmeras corridas de rua em diversos lugares do Brasil, ganhei muitas medalhas e troféus, fui triatleta e pentatleta do exército. Participei de cinco ultramaratonas militares de cem quilômetros, quatro participações na São Silvestre, seis maratonas e sete meias maratonas e outras dezenas de corridas de cinco, oito, dez, quinze e dezoito quilômetros como militar. Mas em 1977, sofri um grave acidente automobilístico, que me deixou oito dias em coma e dois meses hospitalizado, as esperanças de vida eram remotas.

 

 

Mas havia algo a meu favor, as corridas e a prática de exercício contínuo. Meus pulmões eram muito fortes devido às corridas. Tiveram que remover 80% do pulmão esquerdo, duas costelas… Praticamente estava semimorto, mas eu tinha força e vontade de viver.

 

Essa vontade de viver me fez ficar curado de todas as coisas ruins que fui acometido devido ao acidente. O médico disse que eu jamais voltaria a correr, que o meu lado esquerdo ficaria paralisado. Eu não aceitei o diagnóstico e comecei, mesmo no leito, a fazer força para me mover… Sozinho, consegui sair do estado de paralisia do lado esquerdo. Foi muita dor, muitos gritos de dor e lágrimas, mas valeu, pois em dois anos estava de volta às corridas, e a cada treino e competição eu melhorava ainda mais o meu tempo. E o meu ritmo aumentava. Não morri, porque meus pulmões eram fortes e saudáveis devido à corrida. Como posso deixar tudo isso para trás? Jamais deixarei! Sou um viciado em corridas de rua há quarenta e sete anos. Somente nos últimos cinco anos participei de três ultramaratonas em que tirei o primeiro lugar na faixa etária, cinco maratonas de primeiro a terceiro lugar na faixa etária, cinco meias maratonas em primeiro ao quinto lugar na faixa etária, cinco São Silvestres e umas cinquenta e sete corridas em diversas cidades do Brasil. No total, desde 1968 quando iniciei, acumulo centenas de corridas no meu currículo. Hoje, com sessenta e um anos posso comemorar a saúde que tenho: corro todos os dias de quinze a trinta quilômetros. Dependendo da competição, eu aumento os quilômetros. Bati meu recorde na última meia maratona internacional do Rio, que era de 1h, 20m e 7s. Neste ano fiz 1h, 16m e 15s; e minha meta agora é bater meu recorde na São Silvestre, que é de 59m e 26s. Neste ano quero fazer em cinquenta e cinco minutos.

 

Desistir, jamais; recuar, nem pensar; avançar, sempre. Lembre-se, você é aquilo que acredita ser, então você é mais que vencedor.

 

Tudo é possível quando se acredita naquilo que se quer alcançar. Com estas palavras a cada manhã, posto meu vídeo de treino para milhares de corredores anônimos sentirem-se motivados a correr. Sou um incentivador por natureza para aqueles que querem ter uma qualidade de vida melhor. Com sessenta e um anos, não sei o que é hospital, doença, ou remédios. Sou, pela graça de Deus, um homem abençoado com muita saúde física, mental e espiritual, mas pago um preço por isso, o preço que pago é a dedicação, a garra, a força, a fé; ser determinado naquilo que quero ser ou conquistar.

 

Um abraço aos leitores da revista Triângulo Esporte e espero que este meu breve relato anime você a praticar um esporte, seu corpo irá agradecer.”

 

Roberto Lopes Diniz

Roberto Lopes Diniz

Roberto Lopes Diniz corre há quarenta e oito anos, ainda bate recordes e evolui a cada treino motivando milhares de seguidores na internet.

Comentários

  1. vandinha
    vandinha outubro 23, 19:31
    O senhor é um grande exemplo a ser seguido, parabéns! Deus o guarde e proteja!
  2. Edinho Ramos
    Edinho Ramos outubro 23, 19:32
    Grande incentivador , sou seu fã !
    • Liza
      Liza junho 28, 07:20
      Nem tinha visto o novo layout de vocês, ficou lindo. Confesso que ultimamente não sou muito fã de ler, só quando o livro me interessa de verdade, as fotos são lindas e todas inadirsporas. Na maiorias das vezes eu me inspiro em fotografias. Vocês estão quase nos 2.000 seguidores, parabéns, vocês merecem. Beijos, Adolescentes do oposto (blog no perfil)
  3. silvia runner
    silvia runner outubro 24, 21:04
    Sou corredora há bem pouco tempo e os vídeos do nosso amigo Roberto Lopes muito me incentivam a continuar a correr e me exercitar sempre. Sou uma ex obesa e preciso da corrida pra me manter no peso e com saúde. Já quero participar da meia maratona ano que vem. Obrigada meu querido por tudo!!! Deus te abençoe!!!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *