Correndo Juntos
16 de outubro de 2015
Henrique Furtado (1 article)
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhar

Correndo Juntos

Com o aumento do número de corridas de rua e dos praticantes, crescem também os grupos de corrida que reúnem amigos para compartilhar interesses, técnicas e evoluir juntos a cada encontro

 

A cada dia aumenta o número de pessoas que participam de corridas de rua, principalmente nas distâncias de cinco e dez quilômetros. Notório também nas provas é o aumento dos espaços reservados aos grupos de corrida, que dão assistência aos corredores com o aquecimento pré-prova, água, mesa de frutas e até massagem no final das corridas. Diante dessa forte tendência, surgiu o nosso grupo, o HOME FITNESS. O início se deu com um grupo no Whatsapp; o objetivo era motivar os integrantes a participarem da corrida do Dia dos Pais, que aconteceria na cidade de Araxá. Funcionou, participamos da prova e ganhamos alguns brindes por ter ficado em segundo lugar em equipe com o maior número de inscritos.

As provas costumam fazer isso: premiar as equipes que levarem o maior número de participantes ao evento. Para sortearmos os brindes entre os participantes de nossa equipe, marcamos um novo treino no final de semana seguinte, e a partir disso não paramos mais de nos reunir para treinar. Muitas pessoas querem melhorar sua corrida, mas não conseguem sozinhas. Por isso, o incentivo de alguém torna-se importante. Muitos melhoram com uma experiência incentivada por amigos. Normalmente, as pessoas são convidadas a correr um dia e acabam se divertindo tanto com os integrantes do grupo, que têm vontade de voltar no dia seguinte para estreitar relações e sentirem-se bem. Os integrantes foram indicando outras pessoas interessadas, e após isso já participamos de várias corridas com o grupo, quase sempre subindo no pódio entre as equipes com o maior número de inscritos.

“É comum ver pessoas que se encontram em grupos de corrida e descobrem grandes amizades.”

Os integrantes olham para trás e percebem todo o esforço que fizeram juntos para conseguir alcançar o objetivo. Além disso, quando a meta é batida, sempre há uma comemoração, que não aconteceria se treinássemos sozinhos. Fazer parte de um grupo evita que o corredor desanime. Os elogios durante a atividade em grupo servem de estímulo para continuar e melhoram a autoestima. Além da força que os amigos dão, o empenho e os resultados dos outros corredores servem de exemplo para aqueles que estão desmotivados. É normal que o desempenho de uma pessoa se sobressaia. O restante do grupo, quando vê o que essa pessoa consegue fazer, fica incentivado e busca também melhores resultados. No caso da HOME FITNESS, para mim um grande e satisfatório resultado veio quando tivemos a ideia de promover uma ação social, em que todas a vezes que nos encontrássemos para treinar, cada participante deveria doar um quilo de alimento, destinado a famílias carentes.

Conseguir alcançar uma meta estipulada traz um sentimento de superação. Esse efeito é ainda maior quando o resultado ajuda alguém que precisa. Você pode colocar seu tênis e sair correndo sozinho e simplesmente correr pelas ruas, mas será que vai ter os mesmos resultados e benefícios? Nesse contexto entram em cena as assessorias esportivas para melhorar seu desempenho e você correr com mais segurança. As assessorias são indicadas para todas as pessoas que já correm, ou que desejam correr, e dentre as principais vantagens estão a motivação, o incentivo e a socialização com os demais corredores. Os serviços oferecidos geralmente são: avaliação, planejamento e acompanhamento dos treinos de acordo com os objetivos de cada indivíduo, visando aos melhores resultados, além de supervisionar a corrida, evitando lesões que são características nas pessoas que correm sem acompanhamento. Assim, é de fundamental importância que a orientação e prescrição dos treinos sejam feitas por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Ficam aqui as dicas para todos que queiram participar de um grupo de corrida, seja para sair do sedentarismo, buscar mais saúde e qualidade de vida, ou mesmo melhorar seu desempenho nas provas.

“Procure uma orientação especializada para que, mesmo correndo juntos, cada um possua seu plano de treinos.”

Henrique Furtado

Henrique Furtado

Henrique Furtado é educador físico, personal trainer e fundador da assessoria esportiva HOME FITNESS.

Comentários

Ainda sem comentários Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *