Ciclistas iniciantes dicas e cuidados
16 de outubro de 2015
Lucas Guimarães Siqueira (1 article)
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhar

Ciclistas iniciantes dicas e cuidados

Pedalar proporciona uma incrível sensação de liberdade e corpo saudável, mas como pedalar com segurança em nossas cidades?

 

Creio que esta é a maior preocupação do ciclista quando está iniciando no esporte. As pessoas geralmente buscam no ciclismo uma opção de transporte limpo e um novo estilo de vida. Preparei algumas dicas básicas para andarmos em harmonia nas ruas sem riscos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem algumas regras valiosas para ciclistas e motoristas. O ideal, ao pedalar, é pela direita. Apenas ultrapasse pela esquerda depois de sinalizar a manobra aos motoristas. É muito importante sinalizar com as mãos. Não use a faixa de pedestres. Respeite-a! Pedale sempre no mesmo sentido do trânsito, pois objetos vindos na contramão assustam os motoristas. Ao pedalar à noite, o cuidado deve ser redobrado: use lanternas sinalizadoras e faróis. As luzes piscando facilitam aos motoristas diminuírem a velocidade e passar mais distante do ciclista. Coletes refletivos, como os dos romeiros, tornam os ciclistas mais visíveis.

Nas primeiras pedaladas urbanas sempre indico um lugar que tenha ciclovias ou locais com trânsito mais tranquilo. Não se arrisque no início em vias com trânsito intenso e pesado. Minimize os riscos! Ao optar por pedalar em grupo, comece naqueles formados por iniciantes; algumas oficinas montam grupos apenas com essa finalidade. Em grupo, o pedalar é mais prazeroso e menos perigoso. Também é uma ótima forma de conhecer pessoas que têm a mesma paixão. Outros preferem pedalar sozinhos. Não estão errados. Cada um tem seu jeito de praticar esta atividade. Importante mesmo é sempre praticar esporte. Pratique bike, pratique saúde, pratique vida!

 

Lucas Guimarães Siqueira

Lucas Guimarães Siqueira

Lucas Guimarães Siqueira é ciclista e atua como gerente comercial na Farmácia Homeopática e de Manipulação Curare.

Comentários

Ainda sem comentários Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios marcados como *